Microagulhamento Médico com aparelhos 01
O microagulhamento possui objetivos principais: Estímulo de colágeno, clareamento, melhora do viço e do toque, rejuvenescimento e drug delivery.
O ganho principal da técnica é estimular os fibroblastos a produzirem colágeno, elastina e glicosaminoglicanos, como ácido hialurônico. Sendo assim, tem função de promover rejuvenescimento, tratar linhas de expressão, rugas e flacidez de pele.
Secundariamente a isso, estudiosos viram que a indução percutânea de colágeno também aumenta em até trezentas vezes a permeação de princípios ativos ultrapassando as barreiras da pele, fazendo com que esses ativos sejam direcionados para determinada região, como a derme ou hipoderme, por exemplo.
Por meio da técnica do drug delivery, é feita a administração de ativos ou substâncias na pele para facilitar permeação de acordo com o objetivo do tratamento: ativos rejuvenescedores, ativos clareadores, vitamina C e A, substâncias para estimular o crescimento capilar, ácido hialurônico, entre outros.
A técnica pode ser utilizada com o objetivo de tratamento para diferentes situações cutâneas ou capilares, como: flacidez de pele facial e corporal, estrias, cicatrizes de acne, hipercromias, hipocromias, melasma, rugas e linhas de expressão, alopecia, cicatrizes hipotróficas, cicatrizes pós-cirúrgicas, poros dilatados, desidratação, fotoenvelhecimento e outros.
Como o Microagulhamento com aparelhos atua?
Primeiramente, usa-se uma potente máscara anestésica para minimizar o desconforto durante a sessão. Com a técnica utilizando os aparelhos, podemos optar por diferentes tamanhos de agulhas para diferentes áreas da face, associadas a diferentes velocidades de aplicação em uma mesma sessão. As micro lesões são regulares e o tempo de recuperação da pele é menor. Lembrando que temos três etapas no processo de cicatrização: a fase inflamatória, a fase proliferativa e a fase de remodelamento.
É importante saber disso para respeitar o intervalo entre cada sessão, que varia de acordo com o objetivo terapêutico.
Entendendo sobre o processo de cicatrização, também entendemos porque a indução percutânea de colágeno é um ótimo tratamento para o rejuvenescimento, já que, na fase de proliferação, há uma intensa atividade do fibroblasto para um posterior remodelamento da pele através da produção de novo colágeno, elastina e ácido hialurônico.
Através dos “microfuros” que fecham totalmente após 12 a 24h, conseguimos fazer a administração de princípios ativos e substâncias para permeação cutânea. Aí está a grande diferença entre fazer ou não o seu procedimento com um dermatologista capacitado, que tem a formação e o conhecimento para usar os princípios ativos adequados, seguros e otimizado, personalizando cada tratamento e resultados.