Mapeamento corporal 01
O mapeamento corporal total é um exame realizado pelo dermatologista para auxiliar no diagnóstico precoce do melanoma, o câncer de pele potencialmente mais agressivo.
No mapeamento é realizado o registro de fotografias corporais em posições padronizadas através de um software para comparação ao longo do tempo e detecção de lesões de surgimento recente ou modificação dos nevos (“pintas” ou “sinais”) já existentes. Adicionalmente ao mapeamento corporal é realizada a dermatoscopia digital dos nevos, com registro das lesões em aumentos de 20 a 70 vezes para comparação sequencial.
O objetivo do exame é identificar o melanoma em uma fase inicial, quando ainda não se apresenta como uma lesão suspeita a olho nú ou mesmo à dermatoscopia no momento da primeira avaliação. Desta forma, melanomas muito iniciais e que não podem ser diferenciados de nevos (lesões benignas) são detectados da forma mais precoce possível por apresentarem modificações ao longo do tempo, mesmo que discretas e perceptíveis somente à dermatoscopia digital.
O exame de mapeamento corporal total e dermatoscopia digital também permite reduzir o número de biópsias desnecessárias e detectar outros tipos de câncer de pele, como o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular.
O exame de mapeamento corporal e dermatoscopia digital é indicado principalmente para pessoas com alto risco de câncer de pele, como as que apresentam múltiplos nevos (especialmente quando mais de 100 nevos), nevos atípicos (displásicos) e história pessoal e/ou familiar de melanoma. A periodicidade do exame depende do risco individual.