Câncer de Pele

  • Câncer de Pele

Câncer de Pele

O câncer de pele é mais frequente no mundo. No Brasil corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados anualmente no país. Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente. Entre os tumores de pele, os carcinomas são os de maior incidência.


O câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas.


Como a pele - maior órgão do corpo humano - é heterogênea, o câncer de pele não-melanoma pode apresentar tumores de diferentes linhagens. Os mais frequentes são carcinoma basocelular, responsável por 70% dos diagnósticos, e o carcinoma epidermoide, representando 25% dos casos. 

Consultas periódicas para exames de todo o corpo dos pacientes e identificar lesões suspeitas de câncer da pele, usando o diagnóstico por imagens, exames não invasivos, como o mapeamento corporal total e a dermatoscopia digital, são medidas usadas para rastrear áreas e lesões suspeitas, mesmo aquelas que nem podem ser vistas a olho nu. Dessa forma, os pacientes podem ser monitorados com eficácia e segurança. Uma vez confirmado o diagnóstico, o dermatologista dispõe de todos os recursos para manejar o tratamento da doença e encontrar a opção terapêutica, cirúrgica ou não, mais adequada para cada lesão e cada paciente.

Atenção: A informação existente neste portal pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico dermatologista da sua confiança.

 

Tipos de câncer de pele

 

Queratoses: 

Ceratoses actínicas ou ceratoses solares são consideradas como estágio inicial do desenvolvimento do câncer de pele. São lesões pequenas, ásperas, algo escamosas, mais comumente encontradas na face, orelhas, pescoço, antebraços e dorso das mãos em pessoas de pele clara que tiveram considerável exposição solar. Ceratoses actínicas podem ser tratadas por crioterapia, cremes tópicos como 5-fluoracil e imiquimod, terapia fotodinâmica, peeling químico, dermoabrasão, laser, curetagem entre outros métodos dermatológicos. Algumas ceratoses actínicas podem progredir para estágios avançados que requerem tratamentos mais extensos. O uso regular de protetores solares pode ajudar a prevenir tais lesões assim como o dano solar intenso e o envelhecimento cutâneo. 


Carcinoma Basocelular: 

O carcinoma basocelular é o tipo mais frequente de câncer de pele e aparece frequentemente na face, cabeça, pescoço e membros, como nódulos ou placas avermelhadas brilhantes. Outras partes do corpo também podem ser afetadas. São frequentemente encontrados em pessoas de pele clara e raramente ocorre em pessoas com a pele escura. Geralmente têm crescimento lento, podendo levar meses a anos para crescer. Se não tratados, podem sangrar, formar crostas, cicatriz e sangrar novamente, evoluindo e causando importante dano local. 


Carcinoma Espinocelular: 

Carcinoma espinocelular é o segundo câncer de pele mais comum. É mais encontrado em pessoas de pele clara e raramente em pessoas de pele escura. Afeta principalmente orelha, face, lábios, calvo e boca. Surge como uma placa descamativa avermelhada que pode ulcerar e se tornar invasivo. Diferente do cacinoma basocelular, esta forma pode evoluir para outras áreas do corpo; portanto é importante que seja tratado logo. Quando encontrados e tratados da forma correta, a taxa de cura tanto do carcinoma basocelular como do espinocelular é de aproximadamente 95%.

 

Melanoma:

O Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima que cerca de 6.500 casos de melanoma sejam diagnosticados a cada ano em homens e mulheres brasileiras, sendo que a doença provoca aproximadamente 1.500 mortes/ano. Originário dos melanócitos, as células que produzem melanina e dão cor à nossa pele, estas lesões enegrecidas em sua maioria, não são o tipo mais frequente de câncer de pele, mas pode ter um prognóstico ruim e alto índice de mortalidade. Embora o diagnóstico de melanoma normalmente traga apreensão aos pacientes, as chances de cura são de mais de 90%, quando há detecção e tratamento precoces da doença.

Encare seus sinais e entenda sobre as suspeitas de melanoma no vídeo a seguir.

 

Prevenção do Câncer de Pele


Diagnóstico precoce é a melhor estratégia para cura!

Desenvolva uma rotina regular de autoexame para inspecionar mudanças na pele de seu corpo. Se uma pinta aparecer ou mudar de aspecto, se uma feridinha ou casquinha surgir e não desaparecer, procure um dermatologista e conforme a orientação, repita a consulta a cada 6 meses; especialmente adultos com passado de exposição solar intensa ou história familiar de câncer de pele.

 

Como se proteger da radiação ultravioleta – maior causadora do câncer de pele:


• Aplique o protetor solar indicado pelo dermatologista conforme o seu tipo de pele com FPS de no mínimo 15 e amplo espectro (proteção UVA e UVB).
• Quando na praia, reaplique a cada duas horas ou cada vez que sair da água, mesmo nos dias nublados.
• Use roupas adequadas, óculos de sol, chapéu, mangas, sempre que possível.
• Procure ficar na sombra, especialmente entre 10 e 16h, horário onde os raios UV são mais intensos.
• Cuidado redobrado perto da água, neve e areia, que refletem os raios UV.
• Proteja as crianças da exposição solar com uso de roupas adequadas, protetor solar e sombra.
• Evite câmaras de bronzeamento, os raios UV causam envelhecimento cutâneo e câncer de pele.
• Se você observar qualquer mudança no aspecto de suas pintas procure imediatamente seu dermatologista.

Tratamentos & Exames

Clínica Rafael Lenzi Dermatologia

 

A Clínica Rafael Lenzi Dermatologia é especializada nos tratamentos estéticos e das doenças relacionadas a pele, cabelos e unhas.

 

Seu responsável técnico, Dr. Rafael Lenzi Tarnowsky é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, com Título de Especialista reconhecido pela Associação Médica Brasileira.

 

Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Santa Catarina (SBD-SC) em 2019 e 2020 e membro da Academia Americana de Dermatologia, da American Society for Mohs Surgery, Grupo Brasileiro de Melanoma e Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia.


Médico Dermatologista

Dermatologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e do tratamento clínico, cirúrgico ou cosmiátrico das afecções que acometem o maior orgão do corpo humano – a pele.

A especialidade engloba ainda quadros clínicos que acometem os cabelos, unhas, bem como as mucosas, além da forte vertente da Dermatologia Estética, recheada de tecnologia e procedimentos que não podem ser banalizados, devendo sempre ter a correta indicação e execução com segurança, conhecimento científico e bom senso necessários.

 

O dermatologista também é o profissional indicado para atuar na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento apropriado das suspeitas de câncer de pele.



Equipe atenciosa e preocupada em atender da melhor maneira possível


Equipamentos de alta tecnologia para realização de diagnósticos e tratamentos

Profissionais

Dr. Rafael Lenzi Tarnowsky
Dr. Rafael Lenzi Tarnowsky

Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Cosmiatria

Dra. Andrezza Carminatti de Aquino
Dra. Andrezza Carminatti de Aquino

Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Cosmiatria

Dra. Marcela Corrêa
Dra. Marcela Corrêa

Cirurgia Plástica

Dra. Adriana Tiengo
Dra. Adriana Tiengo

Dermatologia Clínica

Dra. Amanda Fistarol
Dra. Amanda Fistarol

Dermatologia Clínica

Tratamentos & Exames

Conheça os principais tratamentos e exames oferecidos pela clínica

Laser Fracionado CO2


Trata-se de uma nova geração de laser para tratamento da pele, produzindo resurfacing seguro e efetivo da pele da face, pescoço, colo, mãos, ante-braços e outras áreas corporais específicas.


Saiba mais

Microagulhamento Médico com aparelhos


O ganho principal da técnica é estimular os fibroblastos a produzirem colágeno, elastina e glicosaminoglicanos, como ácido hialurônico. Sendo assim, tem função de promover rejuvenescimento, tratar linhas de expressão, rugas e flacidez de pele.


Saiba mais

Peeling Químico Médico


O peeling químico consiste na plicação de substâncias químicas ácidas sobre a pele, com o objetivo de remover as camadas externas da pele e estimular a renovação celular.


Saiba mais

Preenchimento com Ácido Hialurônico


Um dos principais objetivos dos preenchedores é repor o volume da face, melhorar seus contornos, estrutura e formas.

Preenchimento cutâneo é uma técnica empregada para correção de sulcos, rugas e cicatrizes, por meio da injeção de substâncias sob a área da pele a ser tratada, elevando-a e, assim, diminuindo sua profundidade.


Saiba mais

Skinbooster


O Skinbooster é um procedimento médico que utiliza o ácido hialurônico fino para atingir as camadas mais superficiais da pele, com o objetivo de repor o colágeno e o ácido hialurônico e estimular as fibras responsáveis pela firmeza, tônus, viço, elasticidade e hidratação da pele que diminuem com a idade. 


Saiba mais

Toxina Botulínica


A aplicação de toxina botulínica é usada para controlar a contração excessiva de certos grupos musculares da face, responsáveis pela formação de rugas de expressão, como as rugas finas ao redor dos olhos e rugas da testa.


Saiba mais

Bioestimuladores


Os bioestimuladores são avanços da tecnologia dos injetáveis, que trouxeram resultados e ganhos em tratamentos faciais e corporais antes não possíveis com outras técnicas.


Saiba mais

Terapia fotodinâmica


A terapia fotodinâmica é uma opção para o câncer de pele e outras doenças.

Utiliza substâncias fotoquímicas com fins terapêuticos. Emprega uma droga fotossensibilizante – nos casos dos procedimentos dermatológicos, o MAL (Metil Amino-levulinato) e o ALA (Ácido Amino Levulínico) – e uma fonte de luz (laser, LED ou LIP) usada para ativar a droga aplicada.

Recentemente foi desenvolvida uma técnica onde se aplica a substância sensibilizante, geralmente o MAL, e a fonte de luz é a própria luz solar.


Saiba mais

Fios de PDO


Os fios de PDO, uma vez bem indicados, dão um resultado de lifting de pequenas áreas e são uma alternativa no campo dos estimuladores de colágeno.


Saiba mais

Laser


Na Dermatologia, esta forma de energia atinge determinado “alvo” na pele promovendo sua modificação física, química ou biológica. Os “alvos” podem ser um pigmento do próprio organismo como a melanina (presente nas manchas de sol), a tinta de uma de tatuagem ou até mesmo a água, como acontece com os lasers fracionados que estimulam a produção de colágeno novo por meio do aumento de temperatura.


Saiba mais

Rinomodelação


É uma abordagem não cirúrgica para modificar e modelar aspectos estéticos do nariz. Usualmente utiliza produtos de diferentes densidades de ácido hialurônico como nos preenchimentos, que são injetados em diferentes planos ou profundidades da pele no nariz por meio de seringas com cânulas ou agulhas


Saiba mais

Harmonização Facial


É um conjunto de procedimentos estéticos que melhoram a harmonia do rosto e previnem o envelhecimento da pele através de tratamentos que combatem a flacidez.


Saiba mais

Espectrofotometria - Scanner de sinais


A análise Intracutânea Espectrofotométrica é um scanner portátil que faz parte de um sistema de análise de pele não invasivo que fornece bitmaps coloridos, que mostram a localização relativa do sangue, colágeno e melanina.


Saiba mais

Dermatoscopia


A dermatoscopia, método não invasivo que permite a identificação de estruturas não visíveis a olho nu, proporciona o diagnóstico do melanoma em estágios muito iniciais, quando ainda não seria reconhecido pela simples aparência clínica. 


Saiba mais

Mapeamento corporal


O mapeamento corporal total é um exame realizado pelo dermatologista para auxiliar no diagnóstico precoce do melanoma, o câncer de pele potencialmente mais agressivo.


Saiba mais

Cabelos - Alopecia / Queda de cabelo


Normalmente, são perdidos cerca de 100 fios de cabelo por dia. A perda súbita e/ou excessiva de acabelo pode resultar do uso de certos medicamentos (como os utilizados no tratamento do câncer, de doenças do sistema circulatório, úlceras ou artrite), dietas muito restritas, alterações hormonais (como na menopausa), hipotireoidismo, lúpus, fivelas e rabos de cavalo muito apertados e utilizados por muito tempo, infecção por fungos ou em doenças graves e/ou prolongadas.


Saiba mais

Veja todos

Contato