Toxina Botulínica 01
A aplicação de toxina botulínica (Ex: Botox®, Dysport®, Xeomin®) é usada para controlar a contração excessiva de certos grupos musculares da face, responsáveis pela formação de rugas de expressão, como as rugas finas ao redor dos olhos e rugas da testa. Também é utilizada para o tratamento da hiperhidrose (sudorese exagerada em axilas).
A toxina botulínica relaxa o músculo onde é aplicada ou promove a redução ou parada na produção de suor nos locais onde for injetada; é indicada para eliminar ou amenizar temporariamente as rugas em torno dos olhos, os "pés de galinha", as rugas entre as sobrancelhas e também as rugas de expressão, que surgem com a movimentação intensa dos músculos da face.
A aplicação é feita em consultório médico, aplicada por um profissional de Medicina qualificado. Não é necessário usar anestesia.
O tratamento envolve injeções de pequenas quantidades de toxina botulínica nas áreas afetadas, com uma agulha muito fina, sendo bem tolerado e demora poucos minutos, sem necessidade de afastamento das atividades do dia ou período de recuperação.
A toxina botulínica inicia o efeito em 3 a 7 dias após o tratamento. A melhora geralmente dura de 3 a 6 meses, antes do término gradual do efeito e da volta da ação muscular normal ou da sudorese.
Os efeitos colaterais são mínimos e geralmente restritos ao local da injeção. Dores ou uma leve contusão, podem ocorrer ao redor do local da injeção. Maquiagem pode ser usada após o tratamento. Uma dor de cabeça temporária não é incomum após a aplicação na área da testa, especialmente após o primeiro tratamento.
Fonte: Adaptado de sbcd.org.br